Fale o que precisa, receba até 4 orçamentos, escolha o melhor.
Profissionais avaliados
Índice
Está pensando em começar a fazer aula de judô, mas ainda tem algumas dúvidas? Então saiba que elas trazem muitos benefícios para quem pratica. Quer saber um pouco mais sobre essa arte marcial tão praticada? Quais são os benefícios? E quanto custa as aulas? Confira esse conteúdo que preparamos para te ajudar nessa caminhada!
Em média, uma aula de judô costuma custar R$ 65, mas isso pode variar de acordo com a experiência do professor, a quantidade de aulas que você deseja e qual é o seu nível de conhecimento no esporte. Isso tudo vai depender muito do seu objetivo com o judô. Se é apenas praticar a luta e ter um melhor preparo físico, por exemplo, você não precisa necessariamente de muitas aulas na semana, nem um professor com um grande currículo. Mas se o seu desejo é competir ou se profissionalizar nesta arte marcial, é indicado contar com um treinador que tenha esse perfil e também reservar vários dias da semana para a prática do esporte. Além disso, o local que você escolher para fazer a aula de judô pode influenciar muito no preço da aula. Por exemplo, academias de musculação que possuem aulas dessa arte marcial costumam ser mais baratas que os locais que ensinam especificamente o judô.
O Judô é uma luta de origem japonesa que tem como principal intuito derrubar o adversário utilizando o próprio corpo e alguns movimentos. Dessa forma, um dos primeiros aprendizados que o judoca recebe é sobre como cair no chão sem se machucar, seguido de como se posicionar de maneira que consiga utilizar técnicas a seu favor. Nesse sentido, empurrões, socos e chutes são proibidos no judô. Os atletas que conseguem chegar até a faixa preta de Judô possuem muito conhecimento sobre o esporte e uma grande consciência sobre como aplicar esse aprendizado no dia a dia. Ou seja, ele aprimora não só a parte física, como também a espiritualidade e maturidade. Se um dos motivos que está fazendo você considerar a aula de judô são os benefícios que esse esporte pode trazer, saiba que existem diversos pontos positivos. Pensando nisso, separamos aqui os principais deles para que você possa levar em conta na hora de decidir se começa as aulas ou não. Confira:
Numa aula de Judô, o praticante costuma demandar grande esforço físico, visto que para essa modalidade de luta, a força é um dos fatores principais. Então, a cada treinamento, o judoca, que pode perder até 800 calorias, passa a ter maior controle sobre o seu corpo e ganha um grande condicionamento físico. Além disso, quem pratica essa arte marcial, ganha também muita elasticidade. O que melhora a postura e evita problemas nas articulações. Sendo assim, quem pratica judô fortalece pernas, braços, abdômen, costas, peito e etc. Por isso, é uma ótima alternativa para quem procura condicionamento físico e emagrecimento numa mesma prática esportiva.
Antes de começar a praticar esse esporte, você deve entender que o judô tem como base o respeito e a disciplina. Isso porque, segundo a filosofia desta arte marcial, se você não respeitar o oponente, provavelmente sofrerá prejuízos ao longo do combate. O mesmo acontece a respeito da disciplina. O judô é um esporte que exige dedicação e paciência para que o atleta se desenvolva.
Numa luta, o judoca precisa de muita agilidade para executar e raciocinar os golpes que deve deferir tanto para atacar, quanto para se defender do adversário. Podemos pensar nessa modalidade de luta como uma espécie de jogo de xadrez, pois é importante se atentar a todos os movimentos do oponente, para saber como se portar. É preciso ter muita estratégia. Por isso, também é exigido muito equilíbrio e velocidade dos lutadores. É preciso ter estabilidade emocional para analisar a luta racionalmente e ter rapidez no raciocínio para conseguir se portar da melhor forma possível.
É preciso deixar claro que não existe uma idade mínima para iniciar nas aulas de judô. Porém, o mais indicado é que seja a partir dos 6 anos de idade, visto que com essa idade, o esporte não irá atrapalhar no desenvolvimento da criança. No entanto, vale ressaltar que um judoca precisa percorrer um longo caminho para conseguir se aprimorar no esporte, por isso, se você está pensando em começar a fazer aula de judô, faça o quanto antes! As pessoas que conseguem chegar até a faixa preta dessa arte marcial, possuem muito conhecimento físico e psicológico, que podem servir para diversas situações da vida.
Como mencionamos anteriormente, não existe limite de idade para se iniciar neste esporte. Porém, é imprescindível que a pessoa procure um médico antes de iniciar, para que assim, tenha uma noção se o esporte vai ser favorável ou prejudicial à sua saúde. Outra questão muito importante é sempre contar com um profissional especializado para que assim, a sua prática seja feita respeitando suas condições físicas e para que não haja riscos para a sua saúde. Com o GetNinjas você encontra os melhores professores de judô do Brasil. Todos devidamente preparados para atender o seu objetivo e buscar formas de utilizar suas habilidades prévias para o melhor desempenho no esporte. Acesse agora mesmo o nosso site, faça o seu cadastro e confira milhares de profissionais avaliados por clientes, o que permite que você negocie apenas com os melhores.
O ideal é praticar o judô num local especialmente projetado para o esporte. O nome desse lugar se chama dojô. Como a prática desse esporte envolve muita queda, o espaço deve conter um piso especial (o tatame), que serve, principalmente, para absorver os impactos e evitar lesões durante treinos e lutas. Vale ressaltar, que para quem pratica o esporte, o dojô é um local que exige muito respeito, pois é onde as pessoas vão se aperfeiçoar no judô, desenvolvendo o corpo e a mente.
Muitas vezes as pessoas acabam se enganando nos seus treinamentos de judô. Para que o esportista conquiste um bom resultado nessa arte marcial, precisa de muita dedicação e paciência. Para conseguir bons frutos desse esporte, o praticante deve, preferencialmente, treinar todos os dias, sem falhar. Mesmo quando não for possível ir até um dojô para realizar o treino, deve-se praticar o Seyrioku Zen’yo Taiiku pelo menos. Esse é um conjunto de exercícios físicos que tem como intuito desenvolver a mente e o corpo de maneira saudável e podem ser praticados sozinhos.
O judô surgiu no ano de 1882 e o seu criador foi o professor de educação física chamado Jigoro Kano. Natural do Japão, ele era um grande admirador de artes marciais e buscou no jiu-jitsu a base para criar o judô. Foi então que criou a escola Kodokan, localizada na capital japonesa, que tinha como intuito ensinar essa nova modalidade de luta que se diferenciava por não ser tão voltada para o combate, mas sim para a defesa pessoal. No início, a proposta lançada por Jigoro não foi bem recebida, mas com persistência do professor, o judô foi ganhando cada vez mais adesão do público. O sucesso do esporte aconteceu, principalmente, a partir de 1886, quando teve a primeira competição no Japão que contou com a participação de diversos times. Três anos mais tarde, a modalidade chegou à Inglaterra e a partir daí o mundo inteiro passou a prestar mais atenção na modalidade. Até que em 1952 foi fundada a Federação Internacional de Judô e contava com a presença de 29 países.
Aqui no Brasil, o judô chegou junto com os primeiros imigrantes japoneses, o que aconteceu entre 1920 e 1930. Apesar dos esforços de alguns praticantes da época, o esporte demorou para fazer sucesso no nosso país e foi somente a partir de 1930 que os brasileiros começaram a pegar gosto pela modalidade. Em março de 1969 o Brasil criou a Confederação Brasileira de Judô e somente em 1972 conquistou a primeira medalha Olímpica na modalidade.
Para quem deseja praticar o judô, é preciso saber que a vestimenta se chama judogui e ela é composta por jaqueta, calça e faixa. A calça e a jaqueta são brancas ou azuis, e a cor da faixa pode variar dependendo da graduação do atleta, que são classificados de duas maneiras: kiu (iniciantes) e dan (mestres). Para que o praticante possa ser promovido de faixa, ele precisa passar por diversos exames pré-estabelecidos de acordo com a idade e tempo do treino. A graduação kiu possui 10 faixas:
Separamos também quais são as faixas para as graduações Dan :
Apesar de muitas pessoas acharem que o uniforme do judô é apenas uma maneira de se vestir, ele serve para muita coisa, como por exemplo:
Os combates de judô são realizados num tatame que deve ter entre 14 e 16 metros quadrados e a duração máxima da luta é de cinco minutos. Vence o lutador que conseguir realizar o ippon primeiro. No entanto, se ao final da luta nenhum dos adversários conseguir realizar o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens. Os principais atos que acontecem em uma luta são:
É o objetivo principal dos lutadores, visto que quem consegue realizá-lo, vence a luta. Para conseguir aplicar esse golpe, o judoca deve colocar o rival com força e velocidade virado de costas para o chão. Dessa forma, deve aplicar uma chave de braço no oponente e imobilizá-lo durante 20 segundos.
Similar ao ippon, o wazari é quando o judoca consegue jogar o oponente de costas no chão, mas com a imobilização feita entre 15 e 19 segundos.
É quando o adversário cai de lado no chão ou é imobilizado entre 10 e 14 segundos.
É a menor pontuação do judô e acontece quando o oponente é derrubado, mas cai sentado. Portanto, são importantes apenas para o acúmulo de pontos.
Assim como qualquer outro esporte, o judô também possui regras específicas de penalizações. Aqui, são proibidos golpes que lesionam as vértebras ou pescoço do adversário. O lutador que realizar isso, é penalizado e se acabar repetindo na mesma luta é desclassificado imediatamente. As penalizações são:
É a penalidade mais leve, como se fosse apenas um aviso, mas se o lutador receber dois shidos numa luta, o adversário receberá a pontuação equivalente do yuko. Caso receba três, o rival recebe a pontuação de um Wazari.
Acontece quando o lutador viola seriamente as regras ou quando acumula quatro shidos. Dessa forma, a penalização é a desqualificação do judoca.
Gostou de saber um pouco mais sobre esse esporte, seus benefícios, regras e vestimentas? Então que tal começar uma aula de judô agora mesmo? Conte com o GetNinjas para encontrar os melhores professores da sua região e comece a lutar hoje mesmo!
aula de judô
Conheço o Professor Marinho desde a década de noventa, da academia Carlson Gracie de Copacabana, ainda faixa azul. Assisti de perto o seu desenvolvimento até se tornar faixa preta e um Professor sério, dedicado, qualificado, além disso sempre foi um homem de excelente caráter e personalidade. Admiro e respeito muito. Recomendo a todos, seja pra aprender, aperfeiçoar ou praticar o melhor Jiu-jitsu.
Para Vauvenargues Marinho/Aulas
Impressionante e eficiente método de passar os conhecimentos que o mestre Marinho adquiriu ao longo dos anos. Excelente como pessoa, profissional e mais que um lutador de jiu jitsu e defesa pessoal, um professor de verdade da arte. Osu!
Para Vauvenargues Marinho/Aulas
O Tim e um excelente professor. Muito bom mesmo!
Para Carlos Henrique Tim/Aulas
Até 4 profissionais entrarão em contato, negocie e contrate o melhor