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R$ 3.500,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
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Índice
Imagine a seguinte situação: você está em seu carro viajando com a família para um lugar especial ou vai curtir as férias em uma praia maravilhosa. No meio da estrada, percebe que o pneu do carro está furado! Além de ser uma situação frustrante, é preciso pensar em questões como tempo que vai levar para trocar o pneu, quem chamar para fazer isso e quanto vai custar. O tempo de conserto, por exemplo, depende do uso do pneu e do que causou o problema. Mas, para garantir que a viagem seja segura e tranquila, ou mesmo no trabalho do dia dia, descubra o que fazer nessa situação e saiba quanto custa o conserto de pneu furado!
Para saber quanto custa o conserto de pneu furado, você primeiro precisa dar uma olhada na situação em que ele está a fim de identificar o que pode ter causado o problema. Isso pode acontecer em qualquer circunstância, na estrada ou na cidade. O mais comum é que o pneu chegue a furar por conta de objetos pontiagudos, como pregos ou cacos. Mas não se preocupe, essa situação é comum e fácil de ser resolvida! Independentemente de qual solução você escolher, saiba que são medidas para consertar o pneu do carro temporariamente. Cada um deles possui um tempo de vida útil, sendo assim, precisarão ser trocados. Se você estiver perto de uma borracharia ou mesmo se puder chamar um profissional para te ajudar, ele poderá fazer os seguintes passos para o conserto de pneu furado:
É um tipo de spray pressurizado que quando entra em contato com a borracha, reveste a parte interna e fecha o furo. Uma lata de selante pode custar R$ 10,00 (em média).
São enxertos feitos com adesivos que conseguem tapar e remendar um pneu. O preço médio dessa manutenção pode custar de R$ 20,00 a R$ 60,00.
Em alguns casos o pneu pode estar tão danificado que precisará ser trocado pelo estepe (caso esteja na estrada ou a caminho do trabalho) e depois colocar um pneu novo, que pode custar entre R$ 300,00 a R$ 7.000,00 (em média, um pneu mais caro).
Todas as peças de um carro são importantes, mas os pneus são as peças responsáveis por fazê-lo se locomover fisicamente, assim como a parte hidráulica, elétrica e mecânica. Veja os cuidados que você pode ter para evitar ter que fazer o conserto de pneu furado.
O alinhamento serve para regular a suspensão do veículo. Ele distribui o peso do carro igualmente em todos os lados, evitando que os pneus fiquem sobrecarregados apenas em um lado. Já o balanceamento serve para regular a roda e o pneu, endireitando-os de maneira a não penderem para a esquerda nem para a direita, apenas para frente. Isso também ajuda a não desgastar os pneus de maneira irregular.
Com o tempo de uso, é normal que os pneus percam a pressão. É importante calibrar os pneus regularmente, para aumentar o tempo de vida útil deles e também evitar furos ou desgastes desnecessários na peça, aumentando o risco de fazer o conserto de pneu furado.
Os fluidos servem para lubrificar as partes mecânicas do veículo. Usar um pouco de lubrificante nas porcas dos pneus do carro evita que a peça enferruje. Esses fluidos também podem se referir à lubrificação de outras partes do carro, como o motor, por exemplo.
Cada pneu possui uma capacidade máxima de carga que já vem de fábrica e, portanto, não pode ser excedida justamente para evitar o desgaste dos pneus e das peças do carro no geral. Andar com muito peso no carro diariamente pode desgastar os pneus, contribuindo inclusive para um gasto de combustível maior.
Em alguns momentos é difícil escapar dos buracos na pista. Mas o máximo que se conseguir evitar esse desgaste, melhor será para os pneus. Além do desgaste, isso pode levar a diminuição do tempo de vida útil do produto.
Pode ser que o pneu fure durante a viagem como citamos mais acima, mas ele também pode ter algum problema na ida ao trabalho, em uma simples volta de carro em um dia quente e etc. Se você estiver em uma situação assim, o que fazer? Bom, primeiramente é necessário manter a calma e trocar o pneu para continuar seguindo a viagem em segurança. Do que você vai precisar para isso?
O estepe é o pneu reserva no carro, ou seja, pode e deve ser usado quando o pneu oficial furar ou for danificado. Geralmente ele fica no porta-malas e,no Brasil, andar com o estepe no carro é obrigatório.
O macaco é uma ferramenta usada para levantar o carro até certa altura, permitindo trocar o pneu com facilidade. Quando é aplicada uma pequena força na ponta dessa ferramenta, ela consegue expandi-la e facilitar o uso.
Depois que o veículo foi levantado para trocar o pneu, é preciso remover os parafusos que ficam na roda com um auxílio de uma chave de roda. Basta colocar a chave em cada parafuso e aplicar uma certa força até que ela se solte completamente. Agora ficou mais fácil trocar e fazer o conserto de pneu furado caso precise, não é verdade?
Os pneus podem se apresentar em tamanhos diferentes, dependendo do modelo do veículo, já que um carro maior precisa ter mais sustentação.
O modelo de pneu off road tem uma banda de rodagem maior e sulcos (aquelas listras fundas nos pneus) mais largos, bem como uma estrutura mais resistente. Com esse pneu, você pode andar tanto em estradas de terra, como em asfalto e até mesmo na lama.
Este tipo de pneu é o mais comumente encontrado nos carros que saem das fábricas. Ele possui sulcos menores, garantindo mais contato com o solo.
Os pneus mistos servem para rodar em terrenos de chão e asfaltos. É ideal para quem anda mais em asfaltos e viaja pouco.
A banda de rodagem dos pneus radiais foram feitos para durar mais, principalmente para quem vai percorrer o percurso em alta velocidade nas curvas.
Antes de escolher o pneu certo para o seu carro, você precisa considerar algumas informações importantes, já que se trata das peças cruciais para o carro se locomover. Veja agora as características:
Os pneus que são da categoria highway terrain (HT) e os de Mud Terrain (MT) duram mais, sendo considerados de alto desempenho. As de borracha macia demais costumam durar menos.
Sim, eles existem! O excesso de água da chuva na pista pode dificultar o trânsito dos carros e o desempenho dos pneus. Mas, quando eles são próprios para chuva (os pneus têm uma banda de rodagem maior), o motorista ficará mais seguro.
Todo pneu possui um conjunto de números e letras na etiqueta, para defini-los e categorizá-los de acordo com o tamanho, a forma de construção do objeto e para qual tipo de carro ele serve.
Pode ser que uma pessoa use muito o carro em estradas ou na cidade, e isso deve ser considerado antes de comprar os pneus.
De acordo com a lei, os sulcos dos pneus devem ter a altura mínima de 1,6 milímetros. Se ele estiver abaixo disso, o pneu é considerado “careca”, o que pode apresentar riscos no uso, por conta do pouco atrito que ele terá com o solo. Cada pneu possui a validade máxima de cinco anos a partir da fabricação, mas é preciso se atentar a alguns sinais de que os pneus precisam ser trocados, ou seja, se estiverem desgastados não espere os cinco anos para trocá-los.
Se a pessoa usa o carro para trabalhar todos os dias e leva equipamentos ou objetos pesados dentro dele, o desgaste dos pneus (e das peças no geral) será maior que os de alguém que só usa o veículo para passeios e viagens esporádicas.
Como mencionamos anteriormente, cada pneu possui um número e especificação para um tipo de carro. Não há como colocar um pneu de um veículo grande, em um carro menor, pois isso ficaria desproporcional. Além da medida inscrita nos pneus, há também códigos de letras que informam o porte do veículo ao qual o pneu pertence:
Trata-se de um marcador que está visível em cada pneu, como uma marca que indica quando ele precisa ser trocado. Como os sulcos possuem 1,6 mm, é preciso observar se o desgaste já chegou no marcador TWI no pneu. Se a resposta for sim, então é necessário providenciar um novo (ou novos) pneu para o seu carro.
O conserto de pneu furado pode ser bem simples de se resolver. Porém, quando ele apresenta rasgos ou bolhas em qualquer parte (interna ou externa), é hora de trocá-lo o mais rápido possível. Cada pneu também possui algumas marcações e letras que mostram a velocidade que ele atingirá no carro, que pode ser L (indica a velocidade mais baixa de 120 km/h) e a Y é a mais alta (atinge 300 km/h). O recomendado também é que, se possível, sejam trocados os quatro pneus de uma só vez. Mas se não der, troque primeiro os do eixo traseiro. São eles que conseguirão dar mais estabilidade para o veículo em movimento. Agora, nenhum pneu furado vai tirar o seu sossego no meio do dia, certo? Afinal de contas, essa situação é bem comum e pode acontecer em qualquer lugar e com qualquer motorista, mas é sempre bom se precaver e cuidar bem dos pneus para que durem mais tempo.
Além disso, precisamos falar também sobre cuidados com o carro no geral, com algumas dicas fáceis de praticar. São esses cuidados básicos que podem melhorar o desempenho do carro e manter a durabilidade das peças:
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